AoCubo
Projeto da AoCubo para melhoria do cadastro de empreendimentos e imóveis.
O que é AoCubo?
A AoCubo é uma start-up do mercado PropTech que busca ser um market place de cadastro de imóveis que estão na fase de lançamento e ser um ponto de cadastro de corretores de imóveis.
Qual foi o meu papel?
O meu papel dentro das sprints foi de desenvolver a estratégia da experiência e produzir a UI, logo é possível que atuei como um product designer. Minhas ações envolveram conduzir entrevistas com stakeholders para entendimento da proposta e com usuários, com o objetivo de identificar possíveis oportunidades e como poderíamos oferecer um produto que gerasse valor e tornasse melhor a experiência de quem cadastra e de quem recebe a informação. Além disso, também na liderança de design, bem como, definição estrutural do produto, arquitetura da informação e construção do layout e auxílio na implementação.
Entendimento do Produto
A partir de uma necessidade de evoluir o cadastro de empreendimentos, que ainda estava no formato de MVP, vimos que essa ferramenta seria de extrema importância para as informações que eram transmitidas no site da AoCubo e no Portal do Corretor. Para que o projeto evoluísse de maneira satisfatória, se tornava necessário diagnosticar, em primeiro lugar, quais as dores de quem cadastra os empreendimentos.
Quais foram os desafios do projeto?
O cadastro de empreendimentos é uma artéria dentro da empresa. Com ajustes planejados, todas as informações que seriam transmitidas para outras áreas (como o Portal do Corretor) também teriam alterações. Então, era necessário entender como o afetaria o restante do produto se houvesse mudanças de informações muito sensíveis.
Entrevistas
Junto com a Product Manager, definimos a realização de 5 entrevistas com o time de operações e com corretores. A partir delas, descobrimos algumas oportunidades e principalmente o motivo de alguns gargalos.
Do ponto de vista do time de operações, o maior desses gargalos provinha do usuário ser induzido ao erro em várias etapas do cadastro, com informações que não eram necessárias ou com bugs. Já para os corretores, no cadastro não havia campos para informações que eles consideravam importantíssimas. Problemas paradoxais que precisavam ser analisados a fundo. Além disso, havia outros pontos de atenção como inputs que não faziam sentido dentro do cadastro e falta de precisão nas informações cadastradas. 
Benchmarking
Foi de suma importância mapear o que foi feito pelos concorrentes e aprender o que eles fazem. Para isso, fizemos uma análise da arquitetura da informação dos principais players e um mapa dos pontos em comum entre eles (foram mapeado cerca de 60 itens).
Conclusão
A falta de atualizações de um cadastro que estava defasado há tempos prejudicava o desempenho do time de operações e, consequentemente, os resultados dos corretores parceiros e dos usuários no site da AoCubo. Com as mudanças no formulário, podemos ter muito mais agilidade e precisão na hora de cadastrar um empreendimento no site da AoCubo.

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